Skip links

Anvisa aprova medicamento que prolonga alívio da dor de osteoartrite

Anvisa aprova medicamento que prolonga alívio da dor de osteoartrite

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) acaba de aprovar o medicamento Durolane (ácido hiarulônico) para o tratamento de osteoartrite sintomática leve a moderada nos joelhos e no quadril. Trata-se de uma doença crônica, caracterizada por degeneração da cartilagem articular, alterações ósseas, dor e rigidez. O medicamento, administrado por meio de uma injeção única que apresenta efeito prolongado, com duração de até um ano, representa uma nova alternativa não-cirúrgica para aliviar a dor e melhorar o movimento articular nesses pacientes.

Produzido pela companhia holandesa Bioventus e comercializado no Brasil pela Pfizer, Durolane é um medicamento à base de ácido hialurônico não-animal estabilizado (NASHA). Trata-se de um processo de estabilização avançado, que torna o medicamento mais resistente à degradação. “Ao aumentar o tempo de resistência do medicamento, a tecnologia NASHA confere um efeito mais duradouro, reduzindo o número de injeções durante o tratamento na comparação com outras preparações intra-articulares de ácido hialurônico”, afirma o diretor médico da Pfizer, Eurico Correia.

Um estudo realizado com 349 pacientes demonstrou que a injeção única de Durolane foi tão eficaz na redução da dor quanto os tratamentos com múltiplas injeções. Após 26 semanas, 77% dos pacientes relataram melhora no controle da dor em geral e 92% tiveram redução da dor ao caminhar em superfície plana. Altamente purificado, Durolane é absorvido pelo organismo como se fosse um ácido hialurônico natural, produzido pelo próprio corpo, o que também reduz o risco de potenciais alergias ou contaminações.

O ácido hialurônico confere viscosidade ao fluido sinovial, um líquido transparente que tem a função de lubrificar e proteger as articulações humanas. Algumas doenças, contudo, podem reduzir essa lubrificação, como é o caso da osteoartrite. Injetado diretamente nas articulações, Durolane age no restabelecimento da lubrificação e auxilia o paciente a recuperar sua função articular e a reduzir a dor.

A doença

A osteoartrite é uma doença articular que acomete cerca de 4% da população brasileira, principalmente os maiores de 50 anos. É mais frequente entre as mulheres, especialmente nas mãos e nos joelhos. Nos homens, se manifesta comumente na articulação coxofemoral (quadril). De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 70% a 80% da população acima de 65 anos apresenta osteoartrite.

Nos ambulatórios de reumatologia, a osteoartrite é a enfermidade mais frequente. Trata-se de uma doença de forte impacto econômico para o País, responsável por 7,5% dos afastamentos do trabalho, de acordo com dados do Ministério da Previdência Social. Além disso, a enfermidade representa a segunda causa entre as solicitações de auxílio-doença no Brasil, com 10,5% dos casos, e a quarta a determinar a aposentadoria do contribuinte .

 

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Return to top of page