Skip links

Secretário do Ministério da Economia aposta na redução de impostos sobre medicamentos

Secretário do Ministério da Economia aposta na redução de impostos sobre medicamentos

No segundo dia da Abrafarma Future Trends, da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O período da manhã contou com a presença do secretário de produtividade, emprego e competitividade, do Ministério da Economia, Carlos Costa. O secretário endossou o compromisso do governo de reduzir impostos sobre medicamentos e chegar a uma alíquota no patamar de 20%. Hoje o Brasil tem uma carga de 34% e essa redução faria com que o País se equiparasse a outros que têm o mesmo índice de Produto Interno Bruto (PIB) que o brasileiro. Além disso, o secretário explorou o cenário atual do varejo farmacêutico, ressaltando o papel do governo. “Nós temos tudo para ter o varejo mais moderno do mundo. Então cobrem a nossa ajuda para alcançarmos esse objetivo e contem sempre conosco nessa missão”, concluiu Costa.

Armazenamento na nuvem no setor farmacêutico
O presidente da Amazon Web Services (AWS), Cleber Morais, também marcou presença no evento e abordou a computação em nuvem no setor farmacêutico. “A jornada de compra começa pelo conhecimento do cliente e da quantidade de informações que temos sobre ele. Por isso, ressalto a importância da coleta de dados no varejo farmacêutico.
Afinal, 64% dos clientes desejam um atendimento personalizado e 74% deles se frustra quando isso não é oferecido. A única maneira de atendermos a esse novo consumidor é utilizando a tecnologia para personalizar”, afirma Morais.

Além da redução dos impostos sobre medicamentos, outros fatores impostantes foram destacados. O presidente da AWS foi a pesquisa que afirma que 70% dos clientes gastam mais quando têm boas experiências durante a jornada de compras. “A jornada deve ser vista como uma oportunidade. Assim, a importância da tecnologia, da pesquisa de dados e do armazenamento na nuvem para impulsionar as vendas e melhorar o atendimento. Pesquisas apontam que os varejistas que investiram em tecnologia tiveram até 45% dos seus custos operacionais reduzidos”, conclui Morais.

O Guia da Farmácia está presente no evento e você pode acompanhar a cobertura completa através do Instagram https://www.instagram.com/guiadafarmacia/.

Foto: Guto Marcondes

Fonte: Guia da Farmácia

Return to top of page