Skip links

Sanofi anuncia tratamento inovador para dermatite atópica

Sanofi anuncia tratamento inovador para dermatite atópica

Pacientes adultos com dermatite atópica moderada a grave cuja doença não é adequadamente controlada com tratamentos tópicos ou quando estes tratamentos não são aconselhados passam a contar agora com uma nova opção de tratamento da doença. Com comercialização no Brasil pela Sanofi, Dupixent® (dupilumabe) inaugura uma nova geração de tratamentos biológicos para a dermatite atópica.

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica com sintomas frequentemente aparentes como lesões na pele. Os casos moderados a graves da doença são caracterizados por erupções cutâneas que geralmente cobrem grande parte do corpo e podem incluir coceira intensa e persistente e ressecamento da pele, rachaduras, vermelhidão, crostas e formação de líquido. A coceira é um dos sintomas mais incômodos para os pacientes e pode ser debilitante. Além disso, nos casos moderados a graves, a doença impacta aspectos da qualidade de vida dos pacientes, como sono, ansiedade e depressão.

Estudos científicos recentes revelaram que pacientes com dermatite atópica têm maior quantidade das interleucinas 4 e 13 (IL 4 e IL 13), que são duas proteínas responsáveis por iniciar o processo inflamatório que ocorre nas camadas mais profundas da pele, provocando os sintomas da doença.

Dupixent® é um anticorpo monoclonal humano desenvolvido especificamente para inibir a sinalização excessiva de duas proteínas-chave, IL-4 e IL-13, que são consideradas as principais causas da inflamação subjacente persistente na dermatite atópica. O medicamento é administrado por meio de injeção subcutânea; pode ser aplicado pelo próprio paciente seguindo as orientações do médico e da bula do produto; e também pode ser usado com ou sem uso concomitante de corticoides.

Fonte: Guia da Farmácia

Return to top of page