Skip links

Apoie o Dezembro Laranja contra o câncer de pele

Apoie o Dezembro Laranja contra o câncer de pele

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) está comprometida em reduzir a incidência e a mortalidade no País pelo câncer de pele e, para tanto, pelo quinto ano consecutivo, realiza a campanha Dezembro Laranja (#DezembroLaranja), iniciativa apoiada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Médica Brasileira (AMB), para alertar a população sobre prevenção, diagnóstico e acesso ao tratamento da doença no Brasil.

Neste ano, a campanha dá continuidade ao tema “Se exponha mas não se queime”, cativando o interesse da população ao fazer um trocadilho entre a exposição solar e a exposição nas redes sociais. As mensagens, divulgadas pelos canais de comunicação da entidade, sobretudo em mídias importantes como o Facebook e o Instagram, preenchem um espaço de utilidade pública, com orientações gerais sobre esse tipo de tumor mais incidente no País.
A primeira ação que assume maior relevância na campanha Dezembro Laranja ocorreu ontem (1), quando cerca de quatro mil médicos dermatologistas e voluntários somaram forças para a prestação de atendimento e esclarecimento quanto à importância de adotar medidas preventivas. As consultas foram realizadas gratuitamente em 132 postos de atendimento em diversos estados. Desde 1999, o mutirão já beneficiou mais de 594 mil brasileiros, e nesta 20ª Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer da Pele da SBD, a previsão é de que 30 mil pessoas sejam atendidas.

De dezembro deste ano a março de 2019, ou seja, durante todo o verão, a campanha Dezembro Laranja será responsável pela promoção de ações e atividades de informação na internet, ruas, praias e parques. As recomendações básicas da SBD incluem a adoção de medidas foto-protetoras, como evitar os horários de maior incidência solar (das 10h às 16h); utilizar chapéus de abas largas, óculos para sol com proteção ultravioleta (UV) e roupas que cubram boa parte do corpo; procurar locais de sombra, bem como manter uma boa hidratação corporal. A sociedade médica também orienta para o uso diário de protetor solar com fator de proteção de no mínimo 30, que deve ser reaplicado a cada duas a três horas, ou após longos períodos de imersão na água.

A Campanha Dezembro Laranja conta com o apoio da FQM Melora, Johnson & Johnson,
La Roche-Posay, Vichy e Mantecorp. Para mais informações, acesse: www.dezembrolaranja.com.br

Fonte: Guia da Farmácia

Return to top of page